A direção da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) decidiu suspender a revisão na planilha de custos do transporte coletivo. Desde maio deste ano, as empresas que administram o serviço em Londrina aguardam uma nova análise sobre o valor da tarifa que hoje é de R$ 2,20. O aumento nos custos para a manutenção do transporte coletivo impactariam na taxa cobrada ao usuário.
Em entrevista à rádio Paiquerê AM, o diretor de transportes da CMTU, Wilson de Jesus, declarou que a revisão nos valores vai ficar para o início do ano que vem. Ele explicou que uma nova lei federal entra em vigor no mês de janeiro. A norma vai fazer com que as empresas deixem de recolher 20% referente ao INSS dos funcionários e passem a pagar a taxa de 2% sobre o faturamento da empresa. Com isso, Jesus afirmou que a taria poderia ser reduzida em até 10 centavos.
No entanto, na avaliação da diretoria da CMTU, é preciso aguardar a negociação da data-base dos funcionários do setor. "Neste momento, a administração entende que não é oportuno nós darmos sequência nesse trabalho da revisão tarifária, uma vez que há dois fatores que estão prestes a incidir sobre o transporte coletivo. Há a data-base entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013 e a lei federal que regula o setor de forma diferenciada", comentou. A decisão vai ser comunicada oficialmente às empresas na semana que vem. (Com informações da rádio Paiquerê AM)