A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que um e-mail que circula na internet promovendo um suposto novo aplicativo para incluir o nono dígito nos números de celulares de aparelhos em funcionamento em São Paulo é falso. O e-mail está sendo enviado para internautas desde a manhã de ontem.
O e-mail sugere que o usuário pressione um botão na própria mensagem, que supostamente levaria ao download do aplicativo. Contudo, ao pressionar o botão, o internauta é direcionado a um site desconhecido, onde baixa um arquivo executável infectado por malware.
A Anatel informou, por e-mail, que a mensagem é falsa e, por isso, alerta os usuários para não clicarem em nenhum link informado no e-mail, além de ficar atentos para não baixar o arquivo executável.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A agência também recomenda que os usuários que acessaram o e-mail excluam a mensagem imediatamente após o recebimento.
Nono dígito começou em julho
Todas as linhas de celular da Grande São Paulo (prefixo 11) ganharam mais um dígito em 29 de julho. O número 9 foi incluído como primeiro número das linhas, a fim de abrir espaço para a criação de novos números de celular.
A medida afeta não somente quem está em São Paulo e teve seu número alterado. Qualquer pessoa que tenha um contato com o prefixo 11 terá que alterar o número. (Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)