A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer levar a transmissão de dados em banda larga por satélite aos lugares em que a fibra ótica não chega ou acaba ficando muito cara, como regiões distantes de centros urbanos ou com empecilhos naturais, como a Amazônia. A afirmação foi feita pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante o Congresso Latino-Americano de Satélites, no Rio de Janeiro.
"O satélite faz uma inclusão importante no Brasil, em função do tamanho do território brasileiro. É importante que consigamos ter a banda larga associada à exploração do satélite, porque teríamos um grande avanço nesse serviço", afirmou Rezende.
O presidente da Anatel informou que está em processo de conclusão a quarta fase da licitação de direito de exploração de satélite de 2011/2012. "Vamos fazer novas licitações de direito de exploração de satélite brasileiro nos próximos anos tendo em vista o grande interesse do mercado. Esperamos a entrada de novos players e ampliação da capacidade espacial", anunciou o executivo. A Anatel já fez cinco licitações de direito de exploração de satélites desde 1998.