As vendas de combustíveis no mercado brasileiro em 2010 devem ser recorde e superar o crescimento de 9% relativo ao ano anterior, obtido apenas em 2008. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 9, pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Alan Kardec, que deixou o Seminário de Apresentação do Desempenho do Mercado de Combustíveis em 2009. A apresentação seguiu sendo feita por técnicos da reguladora.
De acordo com Kardec, apesar da crise, o desempenho do mercado pode ser considerado bastante bom. "Em outros países houve queda de consumo, enquanto aqui o mercado cresceu em 2,7%", avaliou, sem divulgar números relativos a outros países. Ele destacou que, nos dois primeiros meses do ano, o consumo segue aquecido, mas ainda não revelou números relativos a estes dois meses.
Sobre janeiro e fevereiro, o diretor apenas comentou que o consumo de etanol caiu 25% por conta de sua paridade com a gasolina. "Hoje compensa consumir etanol apenas no Mato Grosso. Nos outros estados as vendas estão despencando", disse.
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Ele afirmou, no entanto, que não há uma migração direta do consumidor de etanol para o de gasolina sendo constatada no mercado. Sem revelar números relativos aos demais combustíveis nestes dois primeiros meses do ano, Kardec também afirmou que o consumo de GNV não teve um forte reflexo como substituição do etanol nos veículos.
O diretor destacou ainda que aposta na retomada do consumo de etanol na segunda quinzena de março. "Este ano vamos ter uma safra recorde de cana-de-açúcar, o que vai nos permitir dar continuidade nos planos de ampliar a nossa matriz energética com fontes renováveis."
Em 2009, a matriz veicular teve participação de 20,6% de etanol (hidratado e anidro), ante 18,2% em 2008. O biodiesel aumentou sua participação de 1,3% para 1,7%, substituindo principalmente o diesel, que teve uma redução em sua participação no mercado, de 52,6% para 50,2%. Já a gasolina reduziu sua fatia de 26,1% para 25,7% e o GNV de 1,9% para 1,8%.