Um desligamento de linhas de transmissão de energia entre as regiões Norte e Sudeste/Sul do país provocou um apagão em vários estado do Brasil. No Paraná, em 355 mil domicílios faltou energia na tarde desta terça-feira (4). A situação foi normalizada no estado por volta das 15h38, com o restabelecimento do serviço no estado.
Houve, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), o que interrompeu a transmissão de energia.
O problema teve início às 14h03, o que provocou uma espécie de reação em cadeia e que resultou no desligamento automático de transmissão de energia entre essas regiões, por questões de segurança, o que também chegou ao Paraná. Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), todas as regiões do estado foram afetadas.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O ONS informou, em nota, que por volta das 14h41 a interligação entre o Norte e Sudeste teve a frequência normalizada e foi iniciado o processo de recomposição das demais transmissões. Não há informações sobre a quantidade de pessoas no país que ficaram sem energia.
Locais atingidos - no Paraná, 61 cidades tiveram abastecimento interrompido em alguns bairros. Foram 548 mil habitantes do estado que ficaram sem luz, ou 13% do total de 4,1 milhões de clientes da Copel.
Somente em Curitiba, 57 bairros ficaram sem luz, ou seja, 223 mil consumidores. Se for considerada a capital, região metropolitana e Litoral, o número de pessoas atingidas foi 280 mil, o que representa 18% dos 1,5 milhão de consumidores da região.
Na RMC, ainda ficaram sem energia parte da população de Campo Magro, Agudos do Sul, Araucária, Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul e Adrianópolis. Matinhos, no Litoral, também teve falhas na energia.
A região de Londrina teve 17 mil pessoas sem luz, nos municípios de Andirá, Açaí, Cornélio, Bandeirantes, Florestópolis, Rolândia, Apucarana, Faxinal e Mauá da Serra. No Noroeste houve falta de serviço em Maringá, Mandaguari, Sarandi, Campo Mourão, Cianorte, Colorado, Umuarama, Goioerê, Juçara, Tamboara, Itaguajé, Santo Inácio e Mamborê.
Já no Centro-Sul e nos Campos Gerais do estado, a falta de energia atingiu moradores de Ponta Grossa, Palmeira, Castro, Telêmaco Borba, Tibagi, Jaguariaíva, São João do Triunfo, Teixeira Soares, Pitanga e Guarapuava.
O Oeste e Sudoeste tiveram falta de fornecimentos nos seguintes municípios: Cascavel, Ibema, Foz do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Iracema do Oeste, Jesuitas, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Vitorino, Capanema, Pinhal de São Bento e Santo Antônio do Sudoeste. (atualizado às 18h08)