Apesar de o ano de 2016 ser considerado atípico, por conta da crise econômica, a avaliação geral da diretoria da Sociedade Rural do Paraná (SRP) em relação à ExpoLondrina é positiva. A grade de shows, que trouxe nomes como Wesley Safadão e Anitta, contribuiu para atrair bastante público para a feira.
Segundo o diretor-presidente, Moacir Sgarioni, a expectativa é de um crescimento significativo na participação nos shows em relação a 2015. "Eu considero que foi uma das melhores grades dos últimos 15 anos." Apesar do sucesso de visitantes nas apresentações, Sgarioni lembra que é impossível agradar todos os públicos, tanto na escolha das atrações como em relação aos horários.
Quanto ao número de visitantes no parque durante todos os dias de feira, a expectativa é que fique próximo ao da última edição. "Se tivermos um público similar aos dois últimos dias do ano passado, vamos, no mínimo, empatar com 2015", afirma o diretor-comercial da SRP, Nivaldo Benvenho. No ano passado, cerca de 560 mil pessoas visitaram o Parque Ney Braga durante a feira.
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Benvenho reconhece que o cenário do País não é o mesmo que em 2015. "Mas, nas conversas com nossos expositores, eles afirmam que os negócios ficaram acima da expectativa." Claro que o movimento e volume de negócios variam muito entre um expositor e outro, mas, como diz o diretor-comercial, "uma coisa é querer superar o que foi o ano passado e outra é perguntar-se qual era a expectativa para este ano", argumenta.
O gerente do restaurante Gelobel, Eduardo André de Souza, confirma as informações da Rural. "Não foi excelente, mas até nos surpreendeu", confessa. Segundo ele, a expectativa era de menos movimento este ano. O proprietário da Costelaria Jardim, Jamil Rassi, também confessa que estava um pouco apreensivo no início. "Devido à crise, não sabíamos o que ia acontecer." Apesar disso, as vendas foram satisfatórias. "Superou as expectativas."
Preços altos
Sobre as reclamações dos preços, principalmente ingressos, comida e bebida, Benvenho argumenta que vários fatores influenciaram no aumento. "O poder aquisitivo foi massacrado em função de políticas públicas desastrosas e a inflação de custo está muito elevada", argumenta. Ele lembra ainda que o aumento de impostos sobre bebidas refletiu diretamente no valor da comercialização do produto na ExpoLondrina.
Quanto ao preço da água, que é vendida dentro do parque por R$ 5, Benvenho lembra que há alternativas para economizar. "Temos água da Sanepar, na Fazendinha, sem custo algum", aponta. Na área da alimentação, segundo ele, é preciso levar em consideração o aumento de custo das empresas.
Já os ingressos, ele ressalta que não houve alteração nos preços em relação a 2015 para compras antecipadas. "Subimos apenas R$ 1 neste último domingo para tentar distribuir melhor o público", justifica Benvenho. Já os ingressos para os shows foram mantidos a R$ 25 na compra antecipada e este ano a SRP criou um combo. "Quem comprasse mais de um artista, pagava R$ 23", lembra. Para o próximo ano, a expectativa da SRP é manter os preços abaixo da inflação.
Agradecimento
Para o diretor presidente da SRP, Moacir Sgarioni, nesta reta final da feira, o momento é de agradecimentos. "Queremos agradecer a Deus, nossos parceiros, expositores, mas em especial ao público em geral, porque, sem eles a exposição não teria o brilho que tem."
Sgarioni destaca que a ExpoLondrina é um megaevento do meio rural, mas que pode ser muito bem aproveitado pela população da cidade. "Todos têm a oportunidade de participar de palestras e enriquecer o conhecimento em várias áreas", argumenta.
Os números da feira devem ser divulgados dentro dos próximos dez dias. O prazo é necessário para que os expositores forneçam as informações à SRP. "Muitos negócios são fechados após a feira."
Segundo Sgarioni, além das vendas durante os 11 dias da ExpoLondrina, as empresas participantes ganham também com a exposição das marcas. "O valor agregado não dá para mensurar, não entra nas estatísticas."
Para Sgarioni, o que mais o agradou nesta edição foi a realização do concurso de rainhas mirim, infantil e juvenil. "Este ano, também criamos o Festival de Talentos Kids", acrescenta.
Segurança
O presidente da SRP, Moacir Sgarioni, afirma que a segurança no parque foi reforçada este ano. "Apesar disso, ainda tivemos alguns roubos, principalmente de celulares", informa. A Polícia Militar trouxe uma carreta moderna, que ficou em frente ao Parque Ney Braga durante todos os dias da feira. "Ela foi utilizada na Copa do Mundo e tem uma câmera em 360 graus", destaca. Também estiveram no parque representantes da Polícia Civil, Exército, Guarda Municipal, além dos 300 seguranças contratados pela SRP.
Novidades para 2017
Entre as novidades que estão sendo discutidas para a edição de 2017, cuja data ainda não foi confirmada, está um novo atrativo para o parque de diversões. O diretor comercial da SRP, Nivaldo Benvenho, revela com exclusividade à FOLHA que estão avaliando a possibilidade da importação de uma Roda Gigante de 36 metros de altura. Para se ter uma ideia, o brinquedo trazido para a edição deste ano tem 18 metros de altura.