Sete agências do HSBC na região de Londrina tiveram as atividades paralisadas na manhã desta terça-feira (9), após o anúncio de que o banco venderá a filial do Brasil e pode cortar mais de 20 mil empregos.
Foram paralisadas as agências Centro, Mister Thomas, Lago Parque e Shangri-la em Londrina, além de unidades em Ibiporã, Cambé e Rolândia.
"Agora, o banco anunciou oficialmente que vai encerrar suas atividades no Brasil e na Turquia até dezembro de 2016. Nosso objetivo é que todo neste processo de venda seja negociado com os Sindicatos mecanismos de proteção aos bancários e bancárias, que não podem ser largados à própria sorte", defende a presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Regiane Portieri.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para Regiane, a saída do HSBC do mercado financeiro traz prejuízo considerável também para Curitiba, onde está instalado o centro administrativo da instituição. "São cerca de 8 mil funcionários lotados em agências e Centros Administrativos que não sabem o que será do futuro. Além disso, se estas unidades forem fechadas a Prefeitura da capital deixará de arrecadar aproximadamente R$ 80 milhões por ano de ISS (Impostos Sobre Serviços)".