Aproximadamente mil operários da obra do Boulevard Shopping, na zona leste de Londrina, retornam ao trabalho nesta sexta-feira (28) após dois dias de paralisação.
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27), a empresa OAS prometeu atender as reivindicações dos operários, que exigem melhores condições de trabalho. Segundo o diretor financeiro adjunto do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintracom), Luiz Afonso de Melo, uma nutricionista irá acompanhar as refeições dos funcionários no canteiro de obras, já que a alimentação é uma das principais queixas dos operários.
"O fornecedor das refeições também será trocado no prazo de 30 dias. Na última segunda-feira (24), 50 trabalhadores foram levados para o hospital com intoxicação alimentar", informou. Além disso, Melo disse que uma comissão com três funcionários ficarão responsáveis por verificar a qualidade das marmitas enviadas antes das refeições dos operários.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O diretor ainda lembrou que a empresa apresentou uma lista com a relação de funcionários que vão viajar para cidades de origem neste final de semana. De acordo com ele, a partir de segunda-feira (1º), a empresa prometeu ampliar o atendimento para marcar as viagens, fornecer as passagens e avisar com 15 dias de antecedência o período de folga dos trabalhadores, provenientes principalmente da Região Nordeste. "Neste sábado e domingo, cerca de 100 pessoas vão visitar a família", acrescentou Melo.
Ele também comentou que uma readequação será realizada imediatamente no alojamento dos operários, que reivindicam uma saída de emergência no espaço. Os funcionários voltam ao canteiro de obra do shopping às 7h de amanhã e trabalham até às 14h por causa do dia do pagamento.
Melo destacou que uma das conquistas da categoria foi o menor expediente no dia do vencimento dos salários para pagamento de contas e outras atividades.