A Prefeitura de Londrina gastou R$ 100 milhões a mais nos oito primeiros meses deste ano para pagar a folha de pagamento do funcionalismo municipal. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Fazenda, R$ 75 milhões do total correspondem ao pagamento de aposentadorias. O assessor técnico da pasta, João Carlos Peres, explicou que, até o ano passado, o município usava outro tipo de fonte para calcular o dinheiro gasto com os servidores aposentados. "Existe a fonte 31, dos gastos com pessoal, e a 33, onde calculávamos as aposentadorias", explicou durante debate realizado pela rádio CBN Londrina.
A partir deste ano, de acordo com ele, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que o valor gasto com as aposentadorias fosse colocado junto com as despesas da folha de pagamento. "Ficou tudo junto, na mesma fonte. Por isso que deu a impressão de que gastamos R$ 100 milhões a mais. Na verdade, a elevação real gira em torno dos R$ 30 milhões", observou.
O aumento nos gastos com os servidores foi divulgado em primeira mão pelo Portal Bonde no último dia 27. Três dias depois, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) responsabilizou a gestão Barbosa Neto (PDT) pela então significativa elevação. João Carlos Peres listou uma série de fatores que ajudou a aumentar as despesas com o pessoal em R$ 30 milhões, entre elas a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para o magistério, a contratação de quase 800 funcionários para a Saúde e a Educação e a reposição salarial de 6,1% concedida a todos os servidores.