A Câmara Municipal de Londrina aprovou, durante a sessão desta quinta-feira (11), o projeto de lei, de autoria do vereador Gustavo Richa (PHS), que obriga os postos de de combustíveis a abastecerem os veículos somente até o travamento automático de segurança da bomba de abastecimento. O objetivo de proibir o abastecimento de veículos "até a boca" é uma das medidas para minimizar a inalação do benzeno por consumidores e frentistas.
A substância, conforme o projeto, é cancerígena e está presente na gasolina, sendo liberada quando se abastece além do limite automático. Aprovada a nova regra, os responsáveis pelos postos de combustíveis deverão ser informados sobre ela em 60 dias. A fiscalização, após o período de orientação, ficará sob a responsabilidade da prefeitura, por meio das vigilâncias sanitária e ambiental.
A proposta recebeu pareceres favoráveis das comissões permanentes do Legislativo e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores nesta quinta-feira. Eles terão sete dias úteis para apresentar emendas à proposta.