O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou hoje que entrará em vigor no dia 1º de julho a mistura de 4% de biodiesel no diesel. A decisão do governo, anunciada em maio, foi aprovada hoje em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Lobão disse que a intenção do governo é de ampliar a mistura para 5% no próximo ano.
A adição do biodiesel no diesel começou a ser adotada obrigatoriamente no Brasil em 1º de janeiro de 2008, com o porcentual de mistura de 2%. Em janeiro deste ano, subiu para 3%. O plano inicial do governo era subir de 2% diretamente para 5% somente em 2013. Mas acabou optando pela elevação gradual da mistura e para a antecipação dos 5% para 2010.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Lobão disse ainda que, na reunião, foi aprovada uma alteração no regimento interno do CNPE para permitir que o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o secretário executivo do ministério tenham assento no conselho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) continuará participando como convidada.