A atração mais concorrida do sábado (16) na Cúpula dos Povos, evento paralelo da Rio +20, foi uma manifestação de 11 organizações ambientais contra o novo Código Florestal, com a presença dos atores Marcos Palmeiras e Victor Fasano. Depois de promover a campanha "Veta Tudo Dilma" para tentar barrar todas as alterações nas leis ambientais, as ONG''s lançaram o slogan "O jogo não acabou", que incluiu a distribuição de 1.800 apitos.
Nos próximos dias, os ativistas prometem promover protestos contra políticos da bancada ruralista durante a conferência mundial no Rio. A ideia, segundo os organizadores, é que os participantes usem o apito "cada vez que uma mentira for contada pelos ruralistas".
"Somos apenas uma gota d''água neste oceano, mas acredito muito no nosso trabalho de formiguinha", afirmou Marcos Palmeiras. Durante o evento, os participantes entoaram gritos como "o código está um horror, mas o jogo não acabou."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Victor Fasano mostrou confiança de que o apitaço dos ambientalista vai fazer a diferença. "Não conseguimos sensibilizar as pessoas o suficiente para vetar a mudança do Código. Temos de ampliar esta campanha", lamentou.
A campanha anterior, que exigia o veto total da presidente Dilma Roussef às mudanças no Código Florestal, já havia conseguido a participação de pessoas famosas como a atriz Camila Pitanga e a modelo Gisele Bündchen.