A Azul planeja aumentar sua participação no mercado de voos domésticos para 15% a 20% até 2013, afirmou hoje o presidente da companhia aérea, Pedro Janot, em encontro com empresários na Câmara Britânica de Comércio (Britcham). Recentemente, a Azul desbancou a Webjet e se tornou a terceira no mercado, com 6% de participação, atrás de TAM (43%) e Gol (39%).
"O mercado está crescendo como um todo. As pequenas estão crescendo mais e as duas grandes (TAM e Gol) crescem menos que o mercado, mas a dois dígitos", disse o executivo.
Segundo Janot, uma das apostas é na aviação regional. Para isso a empresa encomendou recentemente 40 aviões turboélice ATR, de menor porte, que começam a chegar em novembro de 2011. As aeronaves serão utilizadas para ligar cidades industriais de médio porte às capitais, com voos diretos. "Cerca de 85% dos nossos voos serão diretos e apenas 15% com escala ou conexão", disse.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O presidente da Azul afirmou que a empresa avalia 60 cidades, em todos os Estados, para receber voos. "Os grandes mercados candidatos são o interior de São Paulo, do Nordeste e de Minas Gerais. Todas as cidades que estão em franca industrialização, como Catalão, em Goiás, que tem fábrica da Mitsubishi", avaliou. Quanto ao Rio de Janeiro, ele afirmou que a infraestrutura ainda é deficiente, citando as cidades de Campos e Macaé.