O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) constatou, nesta segunda-feira que as balanças dos aeroportos de Cumbica e Congonhas estão desreguladas após uma operação surpresa que avaliou 237 máquinas. De acordo com o instituto, os autuados têm 10 dias para apresentar defesa administrativa e a multa aplicada varia entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.
De acordo com o Ipem-SP, em Cumbica foram verificadas 200 balanças de check-in e 30 estavam irregulares. Já em Congonhas, dos 37 instrumentos avaliados, 14 apresentaram falhas. Entre as falhas reconhecidas estão erros nas medidas de peso, tanto para mais quanto para menos.
O Ipem afirmou ainda que os maiores índices de erro foram constados em uma balança que pesou 3,5 kg a mais e em outra que calculou 7,5 kg a menos, ambas estavam no Aeroporto de Cumbica. A falha, segundo o superintendente do instituto, José Tadeu Rodrigues Penteado, compromete o voo do avião que leva as bagagens. "Mesmo aquelas balanças que registraram peso inferior ao que realmente tinha na mala representam um risco para o consumidor. Isso porque os aviões decolam com peso acima do estimado", afirmou Penteado.