Mais de 100 integrantes do Sindicato dos Bancários de Londrina aprovaram em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (12), a greve geral da categoria para o próximo dia 19. A intenção é paralisar os serviços na quinta-feira da semana que vem e seguir com o movimento por tempo indeterminado.
"A proposta pífia apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) vai causar a paralisação não só aqui em Londrina, mas em diversas cidades de todo o país", destacou o presidente do Sindicato dos Bancários, Wanderlei Crivellari.
A grande maioria dos votantes apoiou a paralisação. "Tivemos apenas uma abstenção. O restante dos integrantes votou a favor da greve", contou o sindicalista.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A Fenaban oferece reajuste salarial de 6,1%. A proposta da federação não contempla, no entanto, reivindicações relacionadas a melhorias da qualidade do trabalho. A categoria pede, por outro lado, reposição de 11,93% nos vencimentos e participação nos lucros e resultados das empresas. "Diante do grande lucro dos bancos e da quantidade de funcionários demitidos, a proposta apresentada pela federação é inacreditável", argumentou Crivellari.
Ele não acredita que, até o próximo dia 19, a Fenaban volte atrás e apresente nova proposta. "Acho muito difícil." O presidente do Sindicato dos Bancários garantiu, ainda, que o órgão vai se mobilizar para fazer com que a paralisação ocorra em todas as agências bancárias de Londrina.