Os bancários de Curitiba e região metropolitana fecharam 296 agências nesta segunda-feira (23), terceiro dia de greve geral no Estado. Segundo informações do sindicato que representa a categoria, a paralisação já atinge 55% das unidades, com mais de 13,7 mil trabalhadores (75% do total) paralisados.
Entre as agências que não abriram hoje, 223 estão concentradas na capital paranaense e 73 nos municípios vizinhos, principalmente São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e Piraquara. Os bairros com mais focos de paralisação são Centro, Centro Cívico, Alto da XV, Portão, Novo Mundo, Bacacheri, Bigorrilho, Rebouças, Parolin e Tarumã. Mais uma vez, funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil engrossam a paralisação.
A categoria reivindica reajuste salarial de 11,93%, que corresponde à inflação dos últimos 12 meses mais ganho real de 5%, além de melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e elevação do piso salarial - dos atuais R$ 1.519,00 para R$ 2.860,21. Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece reajuste linear de 6,1%, que é a correção da inflação.
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Nesta quarta-feira (25), a partir das 17h, os profissionais se reúnem em uma assembleia no
Espaço Cultural e Esportivo, para decidir os rumos da mobilização.
Outro lado - A Febraban informou, em nota, que lamenta a posição dos sindicatos, "que causa transtorno à população". Segundo o órgão, a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos (autoatendimento, correspondentes) e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente. "Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários", diz trecho do documento.
A federação também lembra que o consumidor dispõe de outros canais para a realização de transações financeiras, como Internet, banco por telefone e aplicativo do banco no celular. "Há também os caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil".
Já as contas de água, luz, telefone, gás, Internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela Internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco. Para isso, é preciso conferir o número no site do banco, no cartão da conta ou pesquisar no site da Febraban.