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80 agências

Bancários de Londrina deflagram greve nesta terça-feira

Samara Rosenberger - Redação Bonde
29 set 2014 às 12:28

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- Marcelo Camargo/ Agência Brasil
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O Sindicato dos Bancários decretou greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30), em Londrina. São 1.700 funcionários de 80 agências da cidade. A entidade também atende outros 25 municípios da região.

A categoria rejeitou a proposta da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no último dia 19. A entidade patronal ofereceu reajuste salarial de 7%, o que significa um aumento real de 0,61% sobre a inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para os pisos, o reajuste oferecido foi de 7,50%.

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Entretanto, as propostas não agradaram os trabalhadores, que decidiram pela paralisação. Eles reivindicam reajuste de 12,5%, com aumento real de 5,78%, e R$ 724 (o valor do salário mínimo) aos benefícios de vale alimentação, cesta alimentação e auxílio creche. Além disso, pedem 14º salário, plano de cargos e salários, e vale cultura.

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Além da insatisfação em relação às propostas econômicas, a greve é um manifesto contra a onda de demissões. "Os postos de trabalhos estão diminuindo e os nossos trabalhadores adoecendo devido ao grande estresse causado pela cobrança de metas, por exemplo", explicou Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina. "Também cobramos outras melhorias pois queremos mais guichês e caixas para otimizar o atendimento ao público", acrescenta.

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A população será a grande prejudicada pela paralisação dos serviços. Em nota divulgada, o Procon afirma que, apesar da greve ser um direito constitucional, os serviços essenciais devem ser mantidos.


O órgão ressalta que os caixas de autoatendimento devem estar devidamente abastecidos e em pleno funcionamento. O cliente pode pedir orientação pelo 0800, SAC, email ou chat a fim de obter maiores informações sobre a situação da conta corrente ou de outras transações bancárias.


Não sendo possível o pagamento das contas nos caixas eletrônicos e 24 horas, o consumidor deve recorrer a supermercados credenciados, lotéricas, farmácias e agência dos Correios. Se todas as tentativas forem realizadas sem sucesso, o cliente deve guardar os comprovantes para eventual denúncia junto ao Procon.

Uma nova reunião da categoria está agendada para a noite desta segunda-feira, cujo objetivo é definir quais serviços serão mantidos. "Temos um procedimento no qual priorizamos os pagamentos aos pensionistas e aposentados. As salas de autoatendimento devem funcionar normalmente, com serviços de saques e depósitos", finaliza.


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