Bancários discutem a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta quinta-feira (25). Em Londrina, a assembleia acontece às 19 horas, no Crystal Pallace Hotel (rua Quintino Bocaiúva, 15).
A recomendação do comando nacional é para que a oferta patronal seja rejeitada e, ao mesmo tempo, aprovada a greve geral e por tempo indeterminado da classe a partir do dia 30 de setembro (terça-feira).
O presidente do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região e da Federação do Paraná, Gladir Basso, que vem participando de todas as rodadas de negociações do movimento sindical com a Fenaban, lembra que a contraproposta patronal prevê 7% de reajuste salarial para todas as cláusulas econômicas, exceto para os pisos, que é de 7,5%. Os bancários reivindicam 12,5% de reajuste - inflação medida pelo INPC dos últimos 12 meses -, mais 5% de aumento real.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A classe também reclama da falta de propostas que visam proteger o emprego, combater o assédio moral e melhorar a segurança dos trabalhadores.