O Comando Nacional dos Bancários rejeitou na noite desta quarta-feira (28), a proposta mantida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) com 7% no reajuste mais abono de R$ 3,5 mil para 2016, além da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho de 2 anos. E para 2017, a proposta de reposição da inflação mais 0,5% de aumento real.
O comando considera a proposta insuficiente e reafirma a necessidade de ganho real. A orientação é a realização de assembleia na próxima segunda-feira (3) em todo o país. Além disso, permanece à disposição, se a Fenaban quiser negociar novamente.
Uma rodada de negociações foi realizada em duas partes na terça e nesta quarta-feira (28), em São Paulo, do Comando Nacional com a Fenaban. Na noite desta quarta, as negociações ainda não haviam terminado até as 21h.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Na base territorial do Sindicato de Londrina, 1.956 bancários, 116 agências e quatro postos de atendimento bancário estão com as atividades paralisadas.
As pessoas que não possuem conta na Caixa, estão com dificuldades para receber benefícios como o FGTS e seguro-desemprego, por exemplo. Os serviços de financiamentos oferecidos pelas instituições bancárias também estão sendo afetados.
Nesta quinta-feira (29), a greve nacional chega ao seu 24º dia, sendo a maior mobilização desde 2004.
Na tarde desta quarta-feira (28), a presidente do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, afirmou que a insatisfação é geral em relação à falta de avanços após rodadas com o Comando Nacional dos Bancários.