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Em um ano

Banco do Brasil quer um milhão de cartões pré-pagos

Agência Estado
29 nov 2011 às 14:29

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O Banco do Brasil quer multiplicar o número de cartões pré-pagos por sete nos próximos 12 meses. Atualmente com 150 mil plásticos emitidos nessa categoria, a instituição pretender completar o primeiro milhão de clientes no segmento em um ano. Para atingir a meta, a instituição planeja desenvolver cartões específicos para atender setores da economia. Hoje, lança um desenhado para caminhoneiros e as empresas de transporte rodoviário.

"Essa é uma importante porta de entrada para os clientes que atualmente não estão no sistema bancário", disse o vice-presidente de negócios de varejo do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, à Agência Estado. Um dos alvos do banco são os milhões de brasileiros que ascenderam para as classes C e D nos últimos anos e estão cada vez mais próximos dos serviços bancários. "Muitas dessas pessoas não têm conta corrente, mas já contam com um cartão de crédito". Adolescentes também são alvo desse produto.

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Caffarelli explica que a característica de "pré-pago" dos cartões permite que os novos clientes - muitos sem experiências com as operações bancárias - possam ter maior controle do dinheiro. Ao comparar com os telefones celulares pré-pagos, o vice-presidente do BB diz que os cartões também trazem como vantagem o fato de não haver surpresa no fim do mês. Atualmente, o banco soma 150 mil cartões pré-pagos.

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Entre o um milhão de plásticos previstos para o fim de 2012, pelo menos 20% devem ser do setor rodoviário. Nesse segmento, o BB lança hoje um cartão desenhado especificamente para o caminhoneiro autônomo, aquele que recebe por frete realizado e não tem vínculo formal com a empresa. Nesse cartão pré-pago, as transportadoras poderão depositar o frete aos caminhoneiros, além de incluir a verba para cobrir os custos da viagem, como combustível, pedágio e refeições.


No cartão, o BB oferece carência de dez dias. Ou seja, o caminhoneiro tem hoje o crédito no cartão e a transportadora pode depositar o dinheiro até dez dias depois. Além disso, o plástico poderá ser usado nos vizinho do Mercosul.

O novo cartão é resultado da mudança da legislação federal que acaba com a chamada "carta-frete". Esse documento é uma espécie de adiantamento do pagamento e é emitido pelas transportadoras para os autônomos. Para transformar a carta em dinheiro, os caminhoneiros precisam procurar um posto de combustível ou outro estabelecimento comercial. O problema é que muitos desses pontos exigem que o caminhoneiro compre valor mínimo naquele local ou ainda pague uma comissão pela troca.


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