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Aumendo da demanda

Bancos estimulam consumo consciente do crédito

Agência Estado
28 jun 2010 às 09:15

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Com a forte expansão do crédito nos últimos anos, instituições financeiras e outras entidades ligadas ao setor começam a fazer movimentos para estimular o consumo consciente dos empréstimos. Os motivos para a ampliação dessas iniciativas são basicamente dois: educar o cliente e - consequentemente - evitar a explosão da inadimplência.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o crédito consciente tem sido tema recorrente nas reuniões da entidade. ''Despertamos nas instituições a preocupação de que eles têm de educar o consumidor para que o crédito não o prejudique'', diz Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

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Pensar no longo prazo, entender o que é crédito e quais as modalidades disponíveis são os pontos básicos do consumo consciente de financiamentos. ''É preciso pensar no aspecto social e econômico para o cliente e a sociedade'', completa Moraes, que explica que o crédito consciente faz parte de um programa de finanças sustentáveis da Federação.

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Para Angela Menezes, professora de Finanças do Insper, o interesse dos bancos pelo crédito consciente se dá sobretudo por causa da forte entrada das classes C e D no setor bancário. ''Estamos falando de uma fatia da população que nunca teve conta em banco e quer comprar uma porção de coisas'', diz Angela. Os dois aspectos somados resultam na procura pelo crédito. ''Eles não têm dinheiro para comprar à vista e tampouco têm a consciência de que seria bom poupar para comprar'', emenda. Com a falta de experiência com produtos bancários, Angela reforça que o risco de haver forte inadimplência, sem esse processo de conscientização, é ''bem grande.''

As iniciativas dos bancos são, em geral, muito semelhantes. Cartilhas, sites específicos e prospectos mais curtos são repetidos no Itaú Unibanco, no Santander, no HSBC, no Banco do Brasil e no Bradesco. Rogério Estevão, diretor de empréstimos pessoais do Santander, diz que o projeto do banco também tem a ver com o intuito de fidelizar o cliente. ''Nós queremos ficar com o cliente por muito tempo e, se não há crédito consciente, há inadimplência e podemos perdê-lo.''


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