Os bares e restaurantes que quiserem transmitir os jogos da Copa do Mundo terão de pedir autorização e pagar uma taxa para a Fifa. Segundo publicação da Abrasel, a medida, que vale para todos os países, é inédita e pegou os estabelecimentos de surpresa.
"Além de inviável, essa medida é inconstitucional. A TV no Brasil é uma concessão pública e presta um serviço à população. A Fifa não pode intervir em um Estado soberano e alterar sua Constituição", disse o diretor jurídico da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel, Percival Maricato. A entidade pretende negociar a revogação da medida com a Fifa e a CBF, mas não descarta uma ação judicial. "Vamos fazê-los recuarem. A Fifa organiza o futebol, mas não pode se apropriar dele", completou Maricato.
Inscrição no site
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
No site da Fifa, os bares terão de preencher, em inglês, os formulários solicitando a transmissão. Se for aprovado, os estabelecimentos terão de pagar uma taxa de acordo com a sua capacidade. O endereço eletrônico é http://www.fifa.com/worldcup/organisation/publicviewing/index.html.
Após a aprovação da Fifa, os estabelecimentos também terão de receber aval da emissora que tem os direitos: a Globo, no Brasil. Os locais que transmitirem as partidas sem aprovação poderão ser processados.
Globo espera recuo da Fifa
Questionado sobre a cobrança para bares e restaurantes o gerente comercial da Rede Globo, Ricardo Frota, disse que inicialmente a norma vale para todos e por enquanto todos devem solicitar a autorização da Fifa. Mas disse também que a emissora aguarda para ver se a Federação soltará alguma determinação específica para eventos não comerciais, que é o caso de bares que não cobram entrada e apenas colocam televisões para seus clientes acompanharem os jogos.