O número de queixas contra os bancos voltou a subir em agosto. De acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central na quarta-feira (15), as reclamações registraram aumento de 14,24%.
No mês passado, foram 706 casos, considerando as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 618 registrados um mês antes.
Frente ao mesmo período de 2009, o número de reclamações contra bancos também foi maior. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 3,07%, já que em agosto do ano passado o total de reclamações somou 685 queixas.
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No oitavo mês do ano, a liderança do ranking ficou com o Banco do Brasil, cujo índice de reclamações foi de 0,93 a cada 100 mil pessoas. Na sequência vieram Itaú, Bradesco, Santander e HSBC.
A principal reclamação dos clientes bancários é em relação a débitos não autorizados em suas contas.
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.