O Banco Central Europeu (BCE) divulgou decisão de política de monetária há pouco e manteve todas as suas taxas de juros inalteradas. A taxa de refinanciamento ficou em 0% e a taxa de depósito, em -0,40%.
Em comunicado, a autoridade monetária disse que começou a expandir as compras mensais no âmbito do seu programa de compra de ativos para 80 bilhões de euros. O banco central anunciou esta mudança na sua reunião anterior, em março. "O foco está agora na aplicação das medidas não convencionais adicionais decididas em 10 de Março de 2016," disse o BCE no seu anúncio.
A decisão do BCE vem depois de movimentos dramáticos da instituição no mês passado, quando cortou todas as suas taxas de juro, aumentou o tamanho e o escopo do seu programa de compra de títulos e ofereceu empréstimos a bancos para incentivá-los a emprestar para empresas e famílias.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O anúncio ocorre em meio a um momento em que a zona do euro continua a lutar para levar a inflação de volta à meta de médio prazo do banco central, algo um pouco abaixo de 2%. Em março, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro ficou estável em relação a igual mês do ano passado. Na comparação com fevereiro, apresentou alta de 1,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.