Ciclistas preocupados com a própria segurança podem ficar tranquilos. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) anunciou que vai checar e dar selo às bicicletas que apresentarem qualidade nas peças.
Os prazos para adequação dos pneus e demais itens checados começam em setembro deste ano e vão até 2013. As bicicletas infantis já passam por todo este processo desde 2005.
A certificação compulsória, que visa à segurança do consumidor, é para ''componentes de bicicleta'' e não para a bicicleta já montada. As peças passarão por ensaios dimensionais (largura, raio, diâmetro, comprimento); de compreensão (tensão sobre a peça); de impacto (resistência ou quebra em um choque); de fadiga (desempenho com uso repetido); de torque (do guidão em manobras, por exemplo) e de corrida (resposta dos componentes em velocidade, incluindo freios), entre outros.
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Por ano, no País, são vendidas cerca de seis milhões de bicicletas. Existem três montadoras consideradas grandes, com vendas acima de 400 mil unidades por ano, e 13 montadoras de médio porte, com vendas acima de 10 mil unidades por ano. Somadas, essas dezesseis empresas detêm cerca de 50% do mercado.