O Brasil deve dobrar a produção de petróleo até 2020, disse o diretor da Fitch Ratings, José Luis Villanueva, nesta quina-feira, 17. "O Brasil tem hoje uma forte demanda e as novas descobertas no pré-sal irão mais do que dobrar os recursos do País e dão suporte ao aumento da produção", disse Villanueva, durante a Conferência de Petróleo e Gás, promovida pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em Nova York.
Ele afirmou ainda que o Brasil deverá igualar a produção de petróleo com a do México em 2011. Villanueva ressaltou que um dos fatores que levaram a Petrobrás a ter o rating BBB com perspectiva estável é o fato de a estatal ter atuado nos últimos anos praticamente como uma "entidade privada" e que com a nova regulação pode significar um passo para trás para o País, ao aumentar a intervenção do governo na Petrobrás.
Segundo ele, para equilibrar a pressão que a nova regulação pode colocar em cima do rating da estatal, é preciso que a Petrobrás busque o equilíbrio por meio de investimentos.