O Brasil manteve a quarta posição na venda mundial de veículos no acumulado de janeiro a setembro deste ano, à frente da Alemanha, que encerrou 2009 nessa colocação no ranking. O levantamento é da Jato Dynamics do Brasil, empresa especializada em informações do mercado automotivo, divulgado ontem.
A China segue líder, com crescimento de 39,2% na comparação com o mesmo período em 2009, ultrapassando a marca de 9,5 milhões de unidades. Em seguida aparecem os Estados Unidos, com aumento de 10,5% nesse confronto, e o Japão, com alta de 18,7%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio, enquanto, nos demais países, os números englobam automóveis e comerciais leves
O Brasil continuou no quarto lugar com a expansão de 7,1% nas vendas, atingindo 2,369 milhões de unidades emplacadas entre janeiro e setembro. Já a Alemanha registrou queda de 26,1% nos licenciamentos nesse intervalo. ''A China continua com um crescimento muito forte e se consolida para fechar o ano em primeiro. O Brasil começa a garantir seu 4º lugar. Se a Alemanha não criar uma alternativa, suas vendas continuarão caindo'', afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Na análise por montadora, a Toyota manteve a liderança em vendas no acumulado entre janeiro e setembro, seguida por Volkswagen, Ford e General Motors.