Entre julho e novembro do ano passado, o governo brasileiro fez 194 pedidos de remoção de conteúdo de serviços disponibilizados pelo Google. O número deixa o país na liderança, seguido logo atrás pelos Estados Unidos, com 187 solicitações, e pela Alemanha, com 103 pedidos. Os dados são de um relatório da transparência divulgado nesta segunda-feira (18) pela própria empresa.
O Google informa ainda que atendeu 54% do total de pedidos feitos pelo Brasil. Segundo a empresa, o país lidera o ranking por causa do Orkut, que é altamente popular entre os brasileiros. Só em dezembro de 2011, a empresa precisou retirar quatro perfis do Brasil do site de relacionamentos do ar por estarem relacionados a campanhas políticas.
Segundo informações do UOL Tecnologia, essa é a quinta vez que o Google divulga seu relatório de transparência, desde sua criação em 2010. A empresa, além dos pedidos de remoção de conteúdo, também divulgou os pedidos de entrega de dados de usuários feitos à empresa.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Nesse caso, os Estados Unidos lideram a lista, com 6.321 requisições, das quais 93% foram atendidas. Em seguida, aparece a Índia, com 2.207 pedidos e 66% de aprovação e, em terceiro, o Brasil, com 1.615 pedidos e índice de 90%. (com informações do UOL Tecnologia)