Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pelo segundo ano

Brasil segue como maior mercado de caminhões Volvo

Agência Estado
08 fev 2011 às 15:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil encerrou 2010 como o maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, à frente dos Estados Unidos. No ano passado, a montadora sueca vendeu 16,2 mil unidades no País (considerando os veículos exportados, foram 18,3 mil unidades). O faturamento foi de R$ 6,8 bilhões, contra R$ 3,9 bilhões em 2009. A receita obtida em 2010 foi a maior desde que a Volvo começou a produzir veículos no País, em 1979.

As vendas da Volvo em 2010 cresceram cerca de 80%, enquanto o mercado de caminhões avançou aproximadamente 60%. Segundo Bernardo Fedalto Jr, gerente de caminhões da linha F, a estimativa para este ano também é de crescimento. "O mercado deve crescer entre 5% e 10%, mas nós devemos crescer um pouco acima disso", afirmou. A montadora sueca encerrou 2010 com 15% de participação no mercado de caminhões, contra 13% em 2009.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para atender ao forte crescimento de 2010, a empresa contratou cerca de 1 mil funcionários e hoje emprega cerca de 3 mil trabalhadores. Este ano já fez mais contratações; só em janeiro, 170 novos profissionais foram admitidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Com relação a preço, os veículos sofreram um reajuste médio de 3% em janeiro. O último aumento havia sido realizado em julho do ano passado e tinha sido de aproximadamente 2,5%, de acordo com Nilton Roeder, diretor de Powertrain.

Publicidade


Investimentos


A sueca Volvo investirá este ano no Brasil R$ 75 milhões, sendo R$ 50 milhões na construção de um novo centro de logística de peças em Curitiba e os outros R$ 25 milhões para passar a fabricar localmente caixas de câmbio e motores, peças hoje importadas da Suécia. A previsão é que o centro de logística, que terá 28,2 mil metros quadrados, entre em operação em 2012. "O investimento para esse centro de logística é um investimento novo, fruto do forte crescimento do mercado brasileiro. Ele não estava previsto nos investimentos projetados para o triênio 2009-2011", afirmou o presidente da Volvo no Brasil, Roger Alm.


Em 2010, a subsidiária brasileira da Volvo liderou pela primeira vez o volume de financiamentos do grupo sueco por meio da Volvo Financial Service, braço financeiro da companhia. Até então, o mercado americano ocupava a primeira posição. O crescimento no volume de novos financiamentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção foi de 40%. A Volvo encerrou o ano passado com uma carteira gerenciada de R$ 3,1 bilhões, ante R$ 2,3 bilhões no ano anterior. "Para atender ao aumento de demanda, aumentamos o capital do banco em R$ 190 milhões", afirmou Carl Hörnestam, presidente da Volvo Financial Services na América Latina.

Segundo ele, o volume de seguros comercializados pela financeira cresceu 15% ao longo de 2010, enquanto as vendas por meio de consórcio avançaram 30% em relação a 2009. O consórcio oferecido pela Volvo tem o prazo de 100 meses. "Nas vendas de consórcio, crescemos o dobro do mercado", disse o executivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo