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Consumo consciente?

Brasileiro prefere carro compacto

Folha de Londrina
15 mar 2010 às 11:03

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- Divulgação
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Na contramão dos carros populares, com vendas impulsionadas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde dezembro de 2008, os automóveis com mais de 2.000 cilindradas registraram queda (34,8%) nos emplacamentos no primeiro bimestre deste ano.

Considerando apenas fevereiro, a redução chegou a 43%. Com isso, a participação desse segmento nos licenciamentos caiu pela metade nesse período, de 1,8% para 0,9% do total - o patamar mais baixo desde novembro de 2005.

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Para André Beer, consultor do setor automotivo e ex-presidente da Anfavea (associação das montadoras), o incentivo fiscal, que acaba no dia 31 e vale apenas para veículos com motor até 2.0, aumentou o interesse por esse grupo. Além disso, o lançamento de mais modelos 1.4, 1.6 e 1.8 levaram o consumidor para essa área intermediária de motorização.

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Na avaliação de Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (associação das concessionárias), há consumidores que se satisfazem com o desempenho de motores de até dois litros mesmo podendo pagar mais. ''Quem está no topo da pirâmide olha o conjunto, não só o preço'', acrescenta.

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No acumulado do ano passado no confronto com 2008, as vendas de automóveis acima desse patamar ficaram praticamente estáveis (alta de 1,2%), ante um crescimento expressivo dos carros populares (17,4%) e dos intermediários (8,4%).


Consumo consciente

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''O consumidor brasileiro tem apreço por veículos compactos e econômicos. Isso tem a ver com faixa de renda, mas também com a consciência sobre o consumo de combustível. Essa tendência, pela busca e pela oferta de veículos cada vez mais econômicos no consumo e com emissões reduzidas, está presente e vai permanecer'', disse a Anfavea por meio da assessoria de imprensa.


Na avaliação de Luiz Carlos Mello, coordenador do Centro de Estudos Automotivos (CEA), ''é o crédito que faz a diferença'', destacando a importância dos financiamentos para os emplacamentos de carros populares, estimulando um público novo a ir às compras e incentivando a reposição. ''Quando o mercado cai, as vendas de carros mais caros sobem porque são menos suscetíveis aos problemas econômicos. Quem é rico não deixa de ser rico'', ironiza.

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Apesar da queda nos licenciamentos totais, os três modelos de automóveis acima de 2.000 cilindradas mais vendidos no ano passado apresentaram expansão nas vendas: S10 (25,1%), Hilux (42,7%) e Astra (17,0%), de acordo com dados da Fenabrave.


Incentivo fiscal

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Março é o último mês com redução de IPI para carros a álcool ou flex. Aqueles de 1.000 cilindradas terão a alíquota mantida em 3% até o dia 31 e depois voltam ao percentual de 7%. Já os de até 2.000 cilindradas passarão de 7,5% para 11%. As unidades com motorização acima disso mantiveram sempre a alíquota de 18% (álcool/flex) e 25% (gasolina).


O incentivo fiscal, que até dezembro passado valia também para os automóveis a gasolina com motores até 2.0, foi uma das principais medidas tomadas pelo governo federal para combater os efeitos da crise econômica mundial e estimular as vendas no setor.

A medida surtiu efeito, e os emplacamentos de veículos (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões) apresentaram acréscimo de 11,4% no ano passado ante 2008, registrando o terceiro recorde anual consecutivo, com 3,14 milhões de unidades.


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