Em apenas cinco anos, mais que dobrou no Brasil o consumo de produtos da chamada linha branca. De acordo com levantamento realizado pela Eletros (Associação da Indústria de Eletroeletrônicos), cerca de 20 milhões de geladeiras, fogões e lavadoras de roupas foram vendidas no País em 2009.
Em 2005, esse número aproximou-se dos 9 milhões de unidades. Os refrigeradores puxaram essa demanda expressiva de consumo. De 3,6 milhões no primeiro ano, o produto passou para 6,4 milhões de unidades vendidas no ano passado.
Outro agente importante dessa acentuada expansão foram os fogões. A linha de produtos foi responsável por 5,3 milhões das vendas em 2009. Cinco anos atrás, essa marca era de 3,2 milhões, um crescimento de 65,63%.
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Com relação às lavadouras de roupas, automáticas e semi, o número é praticamente o mesmo, 3,3 milhões e 3,1 milhões, respectivamente. Embaladas pelo restante de consumo da linha branca, as vendas desses produtos, em 2005, chegaram a 1,7 milhão de unidades, o equivalente a 94,12% de alta.
Para 2010, as previsões da Eletro superam as vendas do ano passado. De acordo com a associação, os fabricantes do setor devem vender cerca 7 milhões de geladeiras, 3,7 milhões de lavadoras de roupas, 3,5 milhões de tanquinhos (também para lavar roupas) e 5,9 milhões de fogões em 2010. (Com informações do Infomoney)