A Prefeitura de Curitiba vai atualizar seu cadastro funcional com informações também da raça dos servidores e servidoras. O assunto foi tratado nesta terça-feira (6), no Salão de Atos do Parque Barigui, durante o Seminário Municipal para a Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho de Curitiba. Cerca de 300 pessoas participaram do seminário, segundo os organizadores.
O encontro faz parte da implantação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do governo federal, na Prefeitura de Curitiba. As ações do programa são articuladas pelo Comitê Intersetorial do Programa de Equidade de Gênero e Raça de Curitiba, formado por secretarias e órgãos municipais.
O cadastramento de servidores vai ampliar o diagnóstico e o perfil do quadro funcional da Prefeitura quanto a gênero e raça, para a elaboração de políticas públicas que proporcionem a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no mundo do trabalho. A coleta de dados será feita também com candidatos inscritos em concursos públicos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"A Prefeitura já vem trabalhando com as questões de equidade de gênero e raça, tanto que 80% dos servidores são mulheres", disse a secretária municipal de Recursos Humanos, Maria do Carmo de Oliveira. "Dos secretários e administradores regionais, a mulheres ocupam 48% dos cargos", acrescentou.
O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, abriu o seminário fazendo um histórico do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça na Prefeitura e mostrou que o tema está no centro da Agenda do Trabalho Decente de Curitiba. "É um programa da municipalidade e a continuidade dele depende da força de cada servidor", afirmou.
A coordenadora do Comitê Intersetorial do Programa de Equidade de Gênero e Raça de Curitiba, Marisa Mendes de Souza, fez um balanço das ações do comitê feitas e em andamento, com destaque para oficinas de capacitação e treinamento. As oficinas já sensibilizaram 4.802 servidores.
"O importante é sensibilizar os servidores e servidoras para as questões de gênero e raça e informar sobre a política de benefícios que já existe na Prefeitura, entre eles o reconhecimento da união homoafetiva desde 2004 e a licença maternidade de seis meses", destacou Marisa.
O que é gênero e raça
Gênero: refere-se às diferenças e relações sociais entre homens e mulheres, que variam amplamente entre as diversas culturas e podem mudar ao longo do tempo.
Raça: características declarada pelas pessoas com base na classificação padrão de autodeclaração do IBGE (Censo 2012).