Nesta sexta-feira, dia 12, a Lucca Cafés Especiais, apresenta em Curitiba, em sua sede localizada no bairro Batel, a seleção de cafés 2010 adquiridos nos principais concursos nacionais e internacionais. Grande apoiadora dos produtores de cafés especiais no norte pioneiro do Estado, a cafeteria Lucca adquiriu, no ano passado, oito lotes de cafés especiais desses cafeicultores ao custo de R$ 650 a saca.
A transação ocorreu na última edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná - FICAFE 2009, iniciativa do Sebrae/PR e da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP).
O evento organizado pela Lucca Cafés é aberto a todos os aficionados pela bebida e contará com a presença de Jose Cleofas Areola, do Comitê de Juízes do World Barista Champioship (WBC), além de produtores de café do Paraná e de outros estados.
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Café especial
O termo café especial foi criado em 1974, por Erna Knutsen, primeira mulher provadora de café do mundo.
"Para um grão de café ser considerado especial, não deve apresentar nenhum defeito primário como grãos pretos, verdes ou ardidos. Uma prova ‘cega’, feita por especialistas que analisam amostras retiradas dos lotes em quantidades de 300 gramas e dão notas de acordo com a classificação da Specialty Coffee Association of America (SCAA), determina se um café é ou não especial. Para um café ser certificado como especial a nota recebida tem que ser acima de 80", ensina Odemir Capello.
O percentual de cafés especiais no mundo é de 2%, o que significa que a cada 100 sacas de cafés produzidas, somente duas são de cafés especiais. De acordo com análise do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o café do norte pioneiro paranaense é classificado como leve, encorpado, com intenso aroma e sabor, doce, caramelado, com acidez moderada e levemente amargo. A região se destaca por sua altitude (acima de 500 metros), latitude (23o Sul) e temperatura entre 20 e 22 graus.
Luiz Otávio Franco de Souza, proprietário do Lucca Cafés Especiais, explica que a iniciativa é pioneira no Estado. "Há quatro anos, promovemos esse tipo de evento que além de incentivar novos apreciadores dos cafés especiais, estimula e aproxima produtores, outras cafeterias inclusive e os clientes private label da Lucca, para os quais a empresa cria blends exclusivos", comenta.