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Camara-e.net abre inscrições para o Black Friday Legal 2016

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 set 2016 às 17:47

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Começam nesta quinta-feira (15) e vão até o dia 18 de novembro as inscrições para o Black Friday Legal 2016, programa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) criado em 2013 com o objetivo de dar credibilidade à Black Friday e às lojas participantes e contribuir para a criação de um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante o período promocional.

No ano passado, milhares de lojas de todo o País se inscreveram no programa. Dessas, apenas 901 foram contempladas com o selo BFL 2015. Para este ano, estima-se em 1,5 mil o número de lojas que conquistarão o selo da campanha.

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"O Black Friday Legal já virou referência tanto para o lojista quanto para o consumidor, que sempre busca o selo da campanha no site da loja antes de efetuar a compra", diz Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. "O número de participantes praticamente dobra de um ano para outro." Quando o programa foi criado, em 2013, 120 lojas conquistaram o selo. Em 2014, foram 432. No ano passado, 901.

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Para Gastão Mattos, CEO da Braspag, gateway de pagamento do grupo Cielo, que patrocina a iniciativa desde 2014, o Black Friday Legal é uma importante forma de fomento do comércio eletrônico. "Ele estimula os pequenos negócios a participar da promoção e isso é benéfico para toda a indústria que trafega no comércio eletrônico", diz ele.

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Mudanças em 2016


Este ano, a camara-e.net fez algumas mudanças no Black Friday Legal. A principal delas é que a loja interessada em participar da promoção com o selo BFL 2016 deve ser associada do Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Os associados do Movimento recebem o selo Clique e-Valide e têm acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Eles também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.

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Outra mudança está no ciclo de capacitação, que, neste ano, foi transformado em vídeos de cerca de 20 minutos, em que o participante recebe dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para operar seu negócio em datas promocionais. "A ideia dos vídeos é que o lojista possa assisti-los quando e da maneira que quiser e usar as dicas não apenas para a Black Friday, mas para outras datas promocionais", explica Palhares.


Para dar essas dicas, a camara-e.net contou com especialistas do Sebrae-SP, da Microsoft, dos Correios, da Braspag e de outras entidades. Os vídeos estão disponíveis no canal da camara-e.net no YouTube (youtube.com/camaraenet).

Os demais requisitos não sofreram alteração. A loja ainda tem que inscrever-se no site da campanha, aceitar o Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal e passar na análise cadastral que a equipe da camara-e.net faz. Essa análise avalia, entre outros itens, a situação da empresa junto à Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que estabelece que o site deve informar, em local visível, CNPJ, razão social e formas de contato físico e eletrônico (endereço completo e meios de contato, como telefone, e-mail, chat ou SAC).


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