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Camara-e.net abre inscrições para o Black Friday Legal 2016

15 set 2016 às 17:47

Começam nesta quinta-feira (15) e vão até o dia 18 de novembro as inscrições para o Black Friday Legal 2016, programa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) criado em 2013 com o objetivo de dar credibilidade à Black Friday e às lojas participantes e contribuir para a criação de um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante o período promocional.

No ano passado, milhares de lojas de todo o País se inscreveram no programa. Dessas, apenas 901 foram contempladas com o selo BFL 2015. Para este ano, estima-se em 1,5 mil o número de lojas que conquistarão o selo da campanha.


"O Black Friday Legal já virou referência tanto para o lojista quanto para o consumidor, que sempre busca o selo da campanha no site da loja antes de efetuar a compra", diz Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. "O número de participantes praticamente dobra de um ano para outro." Quando o programa foi criado, em 2013, 120 lojas conquistaram o selo. Em 2014, foram 432. No ano passado, 901.


Para Gastão Mattos, CEO da Braspag, gateway de pagamento do grupo Cielo, que patrocina a iniciativa desde 2014, o Black Friday Legal é uma importante forma de fomento do comércio eletrônico. "Ele estimula os pequenos negócios a participar da promoção e isso é benéfico para toda a indústria que trafega no comércio eletrônico", diz ele.


Mudanças em 2016


Este ano, a camara-e.net fez algumas mudanças no Black Friday Legal. A principal delas é que a loja interessada em participar da promoção com o selo BFL 2016 deve ser associada do Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Os associados do Movimento recebem o selo Clique e-Valide e têm acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Eles também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.


Outra mudança está no ciclo de capacitação, que, neste ano, foi transformado em vídeos de cerca de 20 minutos, em que o participante recebe dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para operar seu negócio em datas promocionais. "A ideia dos vídeos é que o lojista possa assisti-los quando e da maneira que quiser e usar as dicas não apenas para a Black Friday, mas para outras datas promocionais", explica Palhares.


Para dar essas dicas, a camara-e.net contou com especialistas do Sebrae-SP, da Microsoft, dos Correios, da Braspag e de outras entidades. Os vídeos estão disponíveis no canal da camara-e.net no YouTube (youtube.com/camaraenet).

Os demais requisitos não sofreram alteração. A loja ainda tem que inscrever-se no site da campanha, aceitar o Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal e passar na análise cadastral que a equipe da camara-e.net faz. Essa análise avalia, entre outros itens, a situação da empresa junto à Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que estabelece que o site deve informar, em local visível, CNPJ, razão social e formas de contato físico e eletrônico (endereço completo e meios de contato, como telefone, e-mail, chat ou SAC).


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