Uma campanha realizada pela unidade do Senai em Londrina, no último dia 10, arrecadou 1.830 quilos de lixo eletrônico. A ação foi incluída entre os eventos do Mundo Senai. Uma nova coleta está programada para ocorrer neste sábado (19), quando há expectativa de recolher quantidade similar ou superior à da iniciativa anterior. Os objetos arrecadados são recolhidos pela Ong E-lixo, que dará a destinação correta ao material.
Lixo eletrônico é todo e qualquer material eletroeletrônico descartado ou obsoleto, como computadores, aparelhos de DVD, fax, som, controles, vídeogame, aquecedores, ar-condicionado, bateria de celular, disco rígido/HD, modem e mouse, máquinas de lavar e fotográficas. "Queremos incentivar a comunidade a descartar corretamente esse tipo de resíduo, por isso, organizamos a coleta. Esse lixo vem se tornando um problema ambiental quando não é descartado em locais adequados", afirma o gerente da unidade do Senai em Londrina, Almir Schenfeld. Ele acrescenta que o problema se agrava na medida em que cresce também o uso de equipamentos eletrônicos na vida moderna.
Trote solidário
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A arrecadação do lixo eletrônico é uma ação do Trote Solidário da Faculdade de Tecnologia Senai Londrina. Camila Fogaça de Oliveira, coordenadora de Pesquisa e Extensão da faculdade, explica que "o objetivo é contribuir para a formação dos alunos. Por isso, a ideia é envolver a todos os estudantes, realizando um trote saudável e que beneficie de alguma forma a sociedade".
No primeiro semestre deste ano, a atividade reuniu alunos na arrecadação e fabricação de jogos artesanais: 105 produzidos foram pelo curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica e 123 pelo curso de Tecnologia em Manutenção Industrial. Os jogos foram doados ao Centro de Educação Infantil Boa Esperança, à Ong Viver, ao Projeto Amar e Educar, ao Albergue Lar dos Vovôs e para o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon).
Na primeira edição, foram arrecadados e distribuídos livros, revistas e gibis à comunidade londrinense. A ideia foi tão bem recebida pelos alunos, com uma arrecadação de mais de 12 mil exemplares, que a faculdade acabou recebendo o terceiro lugar no Prêmio Trote da Cidadania, promovido pela Fundação Educar.
Na segunda edição, em agosto de 2014, foram arrecadados cerca de 2.500 litros de leite longa vida, distribuídos entre instituições da região.