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Campanhas de Pokémon Go atraem mais que as do Dia dos Pais em shoppings

Agência Brasil
13 ago 2016 às 11:23

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- Reprodução
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Na data que é a quarta mais atrativa do calendário do comércio, atrás de Natal, Dia das Mães e Namorados, o Dia dos Pais teve um concorrente que recebeu grande atenção dos shopping centers desde a semana passada. Centros comerciais priorizaram ações envolvendo jogadores do game de realidade aumentada Pokémon Go para atrair público em detrimento de campanhas para a data.

Pesquisa feita pelo GS Group com 192 shoppings do Brasil indica que 66% dos estabelecimentos estão promovendo ações que envolvem o jogo de caça aos monstrinhos. Já para o Dia dos Pais, 53% informaram investimento em campanhas de brindes e sorteios.

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A pesquisa é feita desde 2013 e leva em conta as estratégias promocionais nos shopping centers nas datas comemorativas. Há três anos, 59% dos centros de compra realizam campanhas para a data, comemorada no segundo domingo de agosto.

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"O fundo para realização de promoções vem do faturamento com vendas", diz Fernando Gibotti, diretor de Inteligência do GS Group. "Como nos primeiros meses do ano as vendas foram fracas, é possível que o investimento em promoções tenha encolhido." Boa parte das campanhas relacionadas ao jogo são feitas pela internet, o que reduz o custo total.

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Segundo Gibotti, "o Pokémon Go é mais uma tentativa de levar consumidores aos shoppings numa data fraca para o varejo e que, ainda neste ano, compete de certa forma com a Olimpíada do Rio".


Entre os shoppings que não têm promoções para o Dia dos Pais, 76% aderiram a ações com o Pokémon Go. Todos eles foram selecionados pelo própria empresa desenvolvedora do jogo, a Niantic, para abrigar personagens, áreas para abastecimento de bolas e itens (pokéstops) e locais para disputas entre os jogadores (ginásios).

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A rede Ancar Ivanhoe, administradora de 22 shoppings em vários Estados, entre os quais o Eldorado e o Shopping Metrô Itaquera, em São Paulo, entrou na onda e, além de avisos em sites, abasteceu os locais onde os bichinhos estão com assentos para jogadores e empréstimo gratuito de carregadores.
A empresa também fez parcerias com lojistas que distribuem sorvetes, doces e outros itens aos "caçadores". Alguns dos shopping também oferecem em suas áreas módulos de atração, item pago do jogo que atrai pokémons a um determinado local.


Desde a semana passada, quando o jogo chegou ao Brasil, o faturamento dos shoppings da rede cresceu 6% e o fluxo de pessoas aumentou 8%, informa Diego Marcondes, gerente de marketing da Ancar Ivanhoe.

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Marcondes informa que a rede reduziu em 15% o investimento em promoções neste ano em relação ao R$ 1,2 milhão aplicado em 2015. "Optamos por redirecionar a verba em outras oportunidades de entretenimento e o Pokémon Go foi uma delas".


A rede de shoppings da Sonae Sierra Brasil - que administra, entre outros, o Boulevard Londrina e os shoppings Uberlândia, Metrópole, Parque D. Pedro, Manauara, Plaza Sul e Passeio das Águas - também oferece módulos de atração. Já nove centros da Ancar, incluindo o próprio Itaquera, também realizam campanhas para o Dia dos País com sorteio de 180 cafeteiras entre consumidores.

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Viagem


No complexo Tatuapé, com dois shoppings, os clientes que gastarem acima de R$ 300 concorrem a uma viagem para Bolonha, na Itália, com direito a visitar o Museu Ferrari e realizar um test-drive com o esportivo. Também é oferecido como brinde aos clientes um minikit de ferramentas.


No Center Norte haverá sorteio de R$ 50 mil (a serem pagos em cinco parcelas de R$ 10 mil) entre clientes que gastarem R$ 300 ou mais. No Jardim Sul, o prêmio para todos que gastarem acima de R$ 450 é um ingresso para o teatro no local.

De acordo com a pesquisa do GS Group, a maioria dos shoppings (60%) manteve por apenas 15 dias as campanha para o Dia dos Pais. Em 2013, eram 45%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


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