Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aumento da frota

Carros licenciados no Paraná poderão ter nova faixa numérica a partir de 2016

Samara Rosenberger - Redação Bonde
19 nov 2015 às 12:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná deve contar com uma nova faixa alfanumérica ao longo de 2016. Atualmente, as sequencias pertencentes ao estado compreendem do 'AAA-0001' ao 'BEZ-9999'. A informação é do coordenador de veículos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Nelson Lambach. "Posso dizer, seguramente, que o Paraná precisará de novas faixas a partir do ano que vem, ou seja, teremos uma nova letra inicial nas placas, além da 'A' e 'B'", disse.

A geração da nova sequência será necessária devido ao aumento constante da frota do estado. "Atualmente, temos 6,5 milhões de veículos em circulação. Só com a letra A, foram mais de 8 milhões de emplacamentos. Temos que levar em conta que, muitos deles acabam saindo daqui, por isso o número da frota é menor", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao sistema, conhecido atualmente com Renavam (Registro Nacional de Veículos Automores) em 1989. Antes disso, eram usadas as placas amarelas - duas letras e quatro números - que constantemente eram substituídas em caso de transferências para terceiros. "Hoje, há uma organização nacional, com três letras e quatro números. Cada veículo recebe uma única placa desde o seu primeiro registro até sua baixa definitiva". A placa número 1 do Brasil, inclusive, é do Paraná (AAA-0001).

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


O coordenador lembra que licenciamentos com a inicial B são gerados aleatoriamente pelo sistema ou a pedido do próprio proprietário. Por meio de um pagamento diferenciado, é possível escolher a placa conforme a preferência. "A ideia de que todos os veículos, cujas placas começam com a letra B, são de São Paulo é equivocada. A sequência alfanumérica a partir do (BFA-0001) pertencem, sim, ao estado vizinho", esclareceu.

Publicidade


Efeitos da crise


A crise econômica nacional vem refletindo no número de vendas de veículos automotivos, logo, também ocorre a diminuição dos emplacamentos. Analisando os números de Londrina, em outubro de 2014, por exemplo, o Detran registrou 2006 novos processos, enquanto no mesmo mês deste ano houve apenas 1218 registros.


"É uma comprovação da dificuldade de acesso ao crédito, fator que dificulta a aquisição de bens duráveis, com preços mais altos. É bom destacar, entretanto, que as pessoas deixaram de comprar carros novos e estão optando pelos seminovos", avaliou Lambach.

Londrina aparece em segundo lugar no ranking das maiores frotas do estado, com 365 mil veículos, atrás apenas de Curitiba (1,4 milhão).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo