O brasileiro tem muito o que reclamar das operadoras de telefonia móvel. Isso ficou bastante evidente quando a Anatel suspendeu as vendas de chips de três empresas devido à qualidade do serviço oferecido por elas aos usuários.
Mas qual é o tamanho do problema da telefonia móvel no Brasil? É isso que o projeto "Alô, quero falar!", lançado nesta semana pela startup* Konkero, tenta medir. Durante um mês, clientes de cinco operadoras (Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo) poderão fazer reclamações em um site, que vai imprimir uma megacarta que será direcionada às operadoras, ao Ministério da Comunicação e à Anatel.
Usando a chamada "Você tem ou já teve algum problema com a sua operadora de celular? Quer mais qualidade no serviço pelo qual paga todo mês? Então chegou a sua hora de mudar essa situação. Entre no site Alô, quero falar! e escreva na maior carta de reclamação do mundo!", a Konkero convida usuários de todo Brasil à aderirem ao projeto. A empresa também usa vídeos bem humorados para reproduzir problemas absurdos enfrentados diariamente pelos usuários.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Reclamações
Em menos de uma semana, a maior carta de reclamação do mundo atingiu 28 metros, o tamanho de um prédio de nove andares.
Até o dia 29 de agosto a operadora com maior número de problemas contados foi a TIM, com 469 relatos. Já a empresa com o menor número de reclamações é a Nextel, com 43 problemas relatados.
*Startup é um grupo de pessoas ou empresa trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro.