Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Acordo em convenção

Casas Bahia deverá indenizar vendedor por não receber alimentação

Redação Bonde com TRT9
08 jul 2015 às 18:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

A rede de varejo Casas Bahia deverá indenizar um vendedor de Curitiba pelos valores gastos com lanche no trabalho noturno. A empresa não cumpriu uma cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que previa expressamente o fornecimento de refeição ou auxílio-lanche no valor de R$ 11,90, caso o empregado trabalhasse após as 19h, desde que excedidos 45 minutos da jornada normal.

A decisão é da Quinta Turma do Tribunal do Trabalho do Paraná, da qual cabe recurso.
No processo, a empresa argumentou que, por estar cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), "sempre disponibilizou refeitório e serviu refeições aos seus empregados, seja no almoço, seja no jantar". O benefício incluiria tanto o fornecimento de refeições diretamente aos empregados como o convênio para fornecimento de "ticket-refeição".

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Para a Quinta Turma, no entanto, o fornecimento de refeições ou tickets não exclui o direito ao benefício extra, que estava previsto em norma coletiva, pelo trabalho em condições especiais. São verbas de origem distintas, afirmou o relator do acórdão, desembargador Archimedes Castro Campos Júnior. Assim, o valor pleiteado pelo trabalhador a título de lanche não depende da comprovação do gasto nem pode ser confundido com o auxílio-alimentação vinculado ao PAT.

Cadastre-se em nossa newsletter

Além de indenizar o vendedor pelos lanches não fornecidos, a empresa deverá pagar ao ex-funcionário multa no valor equivalente a 10% do salário normativo, para cada ano em que a convenção foi violada (de 2009 a 2013).


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas