Os preços médios da máquina fotográfica digital, do netbook e da TV de LCD (tela de cristal líquido, na sigla em inglês) de 32 polegadas, por exemplo, caíram 33%, 31% e 25% neste mês em relação a dezembro do ano passado, segundo levantamento nacional feito, a pedido do Estado, pela Shopping Brasil. A consultoria é especializada em pesquisa de preços no varejo a partir de produtos anunciados.
Também os notebooks e os videogames ficaram mais em conta neste ano, com recuos de 20% e 12%, respectivamente, nas mesmas bases de comparação.
Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo, atribui a queda de preços dos eletrônicos a uma combinação de real valorizado, evolução tecnológica e maior volume de produção, que reduz custos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
No caso dos alimentos tradicionais da ceia, como o lombinho suíno, o pernil e as aves, os preços acumularam alta de 10,99%, 9,71% e 10,21% entre dezembro de 2009 e novembro de 2010, segundo a FGV. As cotações em alta das commodities agrícolas no mundo, como soja e milho, explicam a inflação.