Cerca de 90% dos reparos necessários no Porto de Paranaguá já foram concluídos nas áreas atingidas por um temporal no final de dezembro de 2012. Apesar disso, as obras estão atrasadas por causa do excesso de chuvas no Litoral do Paraná, segundo a Administração dos Portos (Appa).
A previsão da Appa era que as obras emergenciais, que fariam os reparos em áreas como o Silão e a Moega, que foram destelhados por causa do vendaval que ocorreu no dia 26 de dezembro, terminassem no início desta semana. Agora, segundo a Appa, a nova previsão é de que os reparos terminem nos próximos sete dias.
Com as obras emergenciais completadas, segundo a Appa não haverá mais risco de perda de produtos com a chegada da produção ao Porto de Paranaguá. Os trabalhos são realizados em setores considerados essenciais para o armazenamento e transporte de carga.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A próxima fase de reparos para recuperar as áreas atingidas pelo temporal será licitada. A Appa depende da burocracia do Estado para saber qual será o orçamento da obra, que vai incluir trabalhos no novo prédio administrativo, no pátio do porto e no antigo prédio da administração. Não há previsão para lançamento do edital.
O temporal do final do ano de 2012 trouxe fortes ventos para o Porto e vários setores ficaram danificados, com o destelhamento de galpões.