Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Regulamentação

Cintos para trabalho em altura deverão sair das fábricas com selo do Inmetro

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 fev 2014 às 14:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todos os cintos de segurança para trabalho em altura e componentes deverão sair das fábricas com o selo de qualidade Inmetro. É que no dia 24 de janeiro terminou o prazo dado pelo Instituto aos fabricantes adequarem-se às normas estabelecidas, que foi de um ano e meio.

A determinação foi publicada em 24/07/2012 e refere-se à avaliação da conformidade em Cinturões de Segurança, Dispositivos Trava-quedas e Talabartes. O principal objetivo da certificação é eliminar os acidentes por causa de falhas em produtos não conformes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Acidentes relacionados com quedas lideram o ranking em diversos segmentos de trabalho. Somente na construção civil, dados do Ministério do Trabalho dão conta de 49% dos ocorridos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Segundo Fernanda Neves, responsável pelo sistema de gestão da qualidade da Altiseg – primeira empresa a receber o selo -, o mais importante é que a certificação não abre margens para o boicote. "Os produtos passarão por auditorias regulares, que comprovam se a matéria prima utilizada é a mesma anunciada ao consumidor. Os processos de fabricação também serão auditados e incluem o pós-venda da empresa, ou seja, como ela trata os possíveis defeitos e reclamações que possam surgir por parte dos clientes. Quem ganha são os trabalhadores que executam o trabalho em altura".

Entretanto, os consumidores finais ainda poderão encontrar cintos sem o selo Inmetro. É que o prazo para que distribuidores e revendedores vendam cintos sem a certificação vai até 24 de julho de 2015.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo