Clientes da NET ficaram sem internet em São Paulo por até duas horas e meia nesta sexta-feira (12) por conta de uma pane nos serviços da companhia. A empresa alega que a interrupção do serviço foi causada por dois incidentes que ocorreram de forma simultânea.
De acordo com a companhia, um acidente com um caminho na Avenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo, rompeu cabos ópticos da operadora por volta das 11h30. A empresa informou que a infraestrutura de "back up" - usada em caso de falha da principal - também teria sofrido vandalismo por volta do mesmo horário. Um comunicado divulgado pela companhia informava que o segundo incidente provavelmente foi uma busca de fios de cobre para furto. "Um cabo de fibra óptica foi cortado sem remoção", explicou a nota da NET.
A companhia informou ainda que, uma vez detectado o problema, "as equipes técnicas foram imediatamente acionadas". A empresa afirma ainda que o serviço em parte das residências afetadas foi restabelecido "imediatamente", embora admita que parte dos clientes tenha ficado sem acesso à internet até as 14h, quando as rotas principais de transmissão de dados foram totalmente recuperadas.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os usuários que tentaram acionar a central da NET também enfrentaram dificuldades para conseguir atendimento. A empresa afirma que as dificuldades foram reflexo do plantão de feriado, quando normalmente um número menor de atendentes está disponível para a solução de problemas de usuários, pois a demanda de chamadas diminui. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.