Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Elevação

CMN aumenta para 7,5% ao ano juros de financiamentos do BNDES

Agência Brasil
17 dez 2015 às 20:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

As empresas que contraírem empréstimos e financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terão que pagar juros maiores. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aumentou hoje (17) a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para 7,5% ao ano. Com a elevação, a taxa retorna ao nível de setembro de 2006.

Foi o quinto semestre seguido de aumento. A cada três meses, o CMN fixa a taxa para o trimestre seguinte. O conselho é formado pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


O reajuste da TJLP diminui as pressões sobre o Tesouro Nacional, que gastará menos para cobrir a diferença entre a taxa subsidiada e os juros de mercado. Em janeiro de 2013, a taxa tinha sido reduzida para o menor nível da história, em 5% ao ano, como medida de estímulo à economia. A taxa aumentou para 5,5% ao ano em janeiro deste ano, 6% em abril, 6,5% em julho e 7% em outubro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Criada em 1994, a taxa é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES. De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor da TJLP leva em conta dois fatores: centro da meta de inflação, atualmente em 4,5%, mais o Risco Brasil, indicador que mede a diferença entre os juros dos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro do mundo.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas