Com investimentos de R$ 35 milhões, a usina de cogeração de energia elétrica da Cocamar Cooperativa Agroindustrial começa a operar na segunda quinzena de agosto. Instalada em Maringá, no Paraná, a usina irá suprir, inicialmente, 67% da demanda de seu parque industrial - que totaliza 13 megawatts (MW) -, formado por 15 plantas, sede administrativa e algumas unidades de apoio, de acordo com o superintendente industrial da cooperativa, Celso Carlos dos Santos Júnior.
A expectativa é que a usina gere os 13 megawatts consumidos pelo parque industrial até dezembro. Segundo Santos, a principal matéria-prima utilizada na termoelétrica será o bagaço de cana, comprada em usinas de açúcar e álcool localizadas nas proximidades. Porém, ele afirma que a usina de cogeração também está preparada para operar com outras biomassas como madeira e também com óleo combustível.
O objetivo da Cocamar é que, ao atingir a autossuficiência, o que é esperado para dezembro, a usina comece a produzir excedentes de energia que sejam vendidos ao sistema. Uma potencial compradora é a Copel. Situando-se entre as 15 maiores demandadoras do Paraná, a Cocamar é considerada "consumidora livre" por parte da companhia paranaense e responde por 25% do consumo de uma cidade do porte de Maringá. Quando começar a funcionar, a usina vai atender o equivalente a um município de 60 mil habitantes.