O governo federal definiu os procedimentos para a colocação de revestimento nas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida da fase 1. O custo de instalação do piso será bancado pelo programa. Por decisão do governo, nenhuma família será onerada. Serão oferecidas às famílias a possibilidade de escolha de três tipos de piso: cerâmico, em laminado de madeira e em manta vinílica. O revestimento será colocado nas áreas internas das unidades e também nas áreas comuns dos edifícios. Hoje, as áreas molhadas das unidades habitacionais - banheiro e cozinha - já contam com o piso cerâmico instalado.
A colocação de piso nas unidades habitacionais do programa visa a melhoria das condições de vida das famílias. Além disso, a medida vai facilitar a manutenção dos imóveis permitindo a preservação da qualidade com que essas unidades foram entregues aos beneficiários.
As especificações do programa foram revistas na fase 2. O governo decidiu colocar piso em todos os cômodos, inclusive nas áreas comuns. Os 78.670 imóveis em processo de construção terão seus contratos aditados para trocar as especificações para piso cerâmico em todos os cômodos. A instalação obedecerá cronograma, que será construído observando as especificidades de cada região e a realidade de cada empreendimento. E para as 325.458 unidades já entregues, a Caixa Econômica Federal fará, a partir de visitas aos imóveis, um inventário das famílias interessadas em colocar o piso para então ser iniciada a instalação do revestimento escolhido.