O mês de agosto registrou um recorde de vendas na indústria automobilística nos últimos 55 anos. Segundo informações do Estadão, até quinta-feira, penúltimo dia do mês mais de 395 mil veículos haviam sido licenciados. Somando os licenciamentos do último dia de agosto, o resultado ultrapassou a marca de 400 mil unidades.
O recorde anterior era de dezembro de 2010, quando 381,5 mil unidades, incluindo ônibus e caminhões haviam sido licenciados.
O boom de vendas se deve principalmente ao receio dos consumidores de que o IPI, que reduz o preço dos automóveis a até 10%, terminasse junto com o fim do mês, conforme vinha afirmando o governo. Porém, o benefício foi prorrogado até outubro
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Até quinta-feira (30), uma comparação em relação ao mesmo período do ano passado mostrava um aumento nas vendas de quase 30%. Quando comparado à julho, o aumento é de 8,6%. Antes do governo anunciar a redução do IPI, a indústria automobilística acumulava queda de 4,8% nas vendas.
A expectativa das montadoras é que 2012 supere em 4 ou 5% as vendas em relação ao ano passado, o que representará um recorde para o setor. Em 2011, 3,63 milhões de veículos foram vendidos. (Com informações do Estadão)