A Campanha "O Natal está na Sergipe" terá início nesta quarta-feira, dia 10. A campanha foi organizada pelos próprios comerciantes da rua, que não foi contemplada pela decoração de natal da prefeitura. Para entrar no clima de fim de ano e aproveitar a melhor data do comércio para as vendas, em uma inciativa inédita, os empresários da Sergipe arrecadaram os recursos para banners, decoração com luzes, adesivos personalizados, roupa do Papai Noel, lixeiras, instalação, manutenção e outros serviços.
A campanha de Natal é uma das ações do Projeto Nova Sergipe, que reúne empresários, entidades parceiras e órgãos públicos para a revitalização da rua, considerada patrimônio histórico de Londrina. As instituições parceiras do projeto são Acil, Ceal, Fecomércio-Sesc –Senac, Ippul, Prefeitura Municipal - CMTU e Secretaria da Cultura, Rede Massa, Sebrae, Sincoval e Unifil.
O objetivo do projeto é tornar o local mais atrativo para o público, para que possa enfrentar a concorrência de grandes centros de compras, como shoppings por exemplo. O projeto busca assim despertar a união dos comerciantes e promover a discussão dos problemas em comum – como lixo, mobiliário urbano e segurança – em busca de soluções conjuntas para a rua e para seus negócios.
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Na campanha, empresários que fazem parte do Comitê Gestor do projeto passaram de loja em loja, convidando os comerciantes a participar. Para lojas menores (com fachada de até dez metros), o valor cobrado foi de R$150. Já as lojas maiores (com fachada acima de dez metros), investiram R$250 na campanha. O grupo visitou todas as lojas e cerca de 90% aderiram à campanha.
"Abracei a campanha com muita vontade, passei de loja em loja e praticamente 100% dos comerciantes da minha quadra aderiram à proposta. Temos que nos motivar para que a população venha para a rua e não se espalhe somente para os shoppings neste natal", diz a empresária Patricia de Barros Pinangé, da Ótica Olhar.
Para Patricia, a campanha traduz os objetivos do projeto. "A campanha é algo simples, mas que deixa a rua mais atrativa. Dessa forma, nos tornamos modelo e referência na cidade", considera Patricia.
O proprietário da farmácia Remédio Barato, Gilmar Gobetti, também aposta em bons resultados para a campanha e para o projeto como um todo. "A expectativa é positiva, tanto para o natal como em relação aos comerciantes, que estão observando e conversando mais sobre os problemas da rua. Estamos em busca de uma rua mais limpa, iluminada e bonita", relata.
LIXEIRAS
Desde o início do projeto, os comerciantes da Rua Sergipe discutem junto à prefeitura a necessidade da instalação de mobiliário urbano – como lixeiras, bancos e luminárias. Enquanto o projeto é elaborado, os empresários decidiram implantar lixeiras provisoriamente, e serão responsáveis por colocá-las e retirá-las todos os dias, deixando a rua com um aspecto mais agradável para ações como a campanha de natal e para o dia a dia do comércio também.
O investimento em lixeiras está incluído no orçamento da campanha de natal. Foram compradas cerca de 40 lixeiras, que ficarão distribuídas por toda a rua. Após a campanha de natal, as lixeiras irão permanecer nas ruas, sob responsabilidade dos comerciantes.