A abertura do comércio de Londrina até as 18 horas no último sábado, 15 de maio, praticamente dobrou as vendas em relação a um sábado em que as lojas fecham às 13 horas. A constatação foi feita pela ACIL com base nas consultas ao SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito e no depoimento de empresas locais.
Outra conclusão da entidade é que as vendas registradas no sábado à tarde foram praticamente iguais às verificadas no período da manhã, com uma diferença de apenas 8%.
"Esses dados mostram que manter o comércio aberto no sábado à tarde aumenta sim as vendas. Não há como negar isso, porque as vendas no sábado pela manhã foram iguais as que tivemos no terceiro sábado de abril, dia 17, quando as lojas fecharam às 13 horas", afirma o presidente da Associação, Marcelo Cassa.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A ACIL sugeriu às empresas de Londrina que mantivessem as portas abertas no sábado à tarde, desde que obedecessem as determinações da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. A adesão, segundo Cassa, foi grande e mostrou que o comércio quer trabalhar e que os consumidores querem ter mais conforto para fazer suas compras. "Se as lojas tivessem fechado as portas às 13 horas no sábado, as vendas teriam caído pela metade", ressalta.